Entrevista com o Vampiro – Parte 2: O Filme de 1994.

entrevista-com-o-vampiro-1g

Vinte anos depois do lançamento do livro, Hollywood decidiu fazer uma adaptação de Entrevista com o Vampiro com os caras mais top da época: Brad Pitt na pele do melancólico Louis e Tom Cruise na do sedutor Lestat. A versão cinematográfica foi para o ar em 1994 e foi indicada a vários prêmios, como melhor direção e melhor trilha sonora para o Oscar.

De maneira geral, o filme conta a mesma história do livro, com alguns cortes que fizeram mais sentido para o cinema. Um deles foi a busca pelas origens da criação dos vampiros. Uma das etapas foi cortada do filme e, de fato, não faz muita falta, mas talvez seja importante para o resto das Crônicas Vampirescas – ainda não sei dizer.

Interview-with-the-Vampire-1

Acredito de uma das principais razões para uma boa adaptação foi a escolha do responsável pelo roteiro: Anne Rice transformou a sua obra literária em história para cinema. Talvez, graças a isso, o filme pode desenvolver melhor os personagens. Lestat, por exemplo, é um vampiro mais caricata e, apesar da sua crueldade, o rancor que o telespectador tem pelo personagem parece menor do que no livro, já que neste a história inteira é baseada nas palavras, sensações, sentimentos e – mais importante – memórias de Louis. Mesmo o filme sendo montado da mesma maneira, podemos enxergar um pouco mais de toda a história e seu universo.

Em 1994, Rice já tinha lançado mais três volumes das Crônicas Vampirescas, incluindo O Vampiro Lestat – que conta a história do criador de Louis sobre o seu próprio ponto de vista. Esse fato pode ter influenciado bastante a atuação e a montagem do filme. Especialmente, na construção do vampiro Lestat. Assim como no livro, o filme deixa pontas soltas que podem ter sido completadas no resto dos livros das sagas, como por exemplo a dúvida principal que guia Claudia e Louis pelo filme: qual o propósito de tudo aquilo?

entrevista-vampiro-g-20091005

Claudia é uma personagem que toma conta da cena, mesmo que não tome conta das crônicas. Ela é cheia de personalidade e debates internos tanto no livro quanto no filme. Uma característica que estranhei no livro e percebi que foi melhor adaptada no filme foi a idade de Claudia. No livro, a menina nos é apresentada como uma criança de uns cinco anos, enquanto no filme ela já teria uns onze ou doze. O amadurecimento dela no decorrer da história não parece muito aceitável para uma criança, especialmente quando somamos o fato de eles serem imutáveis. Uma criança vampira me soa mais aceitável na saga Crepúsculo do que aqui – as crianças assassinas que um dos clãs criou. Elas eram assassinas sem considerações com a moral, só com a vontade.

Kirsten Dunst trouxe uma Claudia dramática, irritante, dedicada, raivosa, exatamente como no livro, cresceu estagnada no corpo de criança com olhos de mulher. Mesmo depois de tanto tempo, ainda considero Entrevista com o Vampiro como uma das suas melhores atuações. Tanto que foi indicada o Globo de Ouro aos doze anos de idade.

No filme, toda a produção, o cenário,  trilha sonora, a maquiagem, colaboram para a atmosfera de terror, morte e drama. É realmente uma adaptação incrível, com atuações fantásticas e um roteiro tão perfeito para a história que não poderia ter sido escrito por nenhuma outra pessoa. E, vamos combinar, o final do filme é infinitamente melhor que o do livro. Mas para saber quais são, vocês precisam mergulhar no mundo de Anne Rice. Garanto que não se arrependerão.

20474255.jpg-r_640_600-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxx

Ficha Técnica:

Título: Entrevista com o Vampiro | Diretor: Neil Jordan | Elenco principal: Brad Pitt, Tom Cruise, Kirsten Dunst, Antonio Banderas  | Indicações ao Oscar: Diretor e Trilha Sonora.  | Ano: 1994 | Classificação: 4 estrelas | Adicionar ao: FilmowLetterboxd

 

Siga o blog nas redes sociais:

Facebook ♦ Twitter ♦ Instagram ♦ Tumblr ♦ Skoob Goodreads ♦ Filmow

Anúncios

O que achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s